terça-feira, 2 de setembro de 2014

VITAMINA C


Definição: 
 

O Ácido Ascórbico, conhecido como Vitamina C, é uma vitamina solúvel em água. Essa vitamina não pode ser sintetizada pelo organismo, logo deverá ser obtida por meio da alimentação ou suplementos de acordo com deficiência que a pessoa apresenta.

A Vitamina C atua na melhora do Sistema Imunológico, da pele, do humor e possui ainda ação antioxidante eliminando os radicais livres e assim reduzindo o risco do indivíduo desenvolver diversas doenças, como por exemplo o câncer.

Está presente em muitas frutas e verduras.

Benefícios da Vitamina C: 

  • Prevenção de Gripes e resfriados: um organismo com níveis de Vitamina C  em equilíbrio fica fortalecido, reduzindo o risco de contrair gripes e resfriados;
  • Ação Antioxidante: com a eliminação dos radicais livres é reduzido o risco de contrair diversas doenças, entre elas o câncer;
  • Previne Derrames: com a concentração de colágeno e elastina mantidas em quantidades favoráveis ao organismo poderá ser evitado que coágulos se rompam bem como evita a formação de placas nas artérias;
  • Melhora a absorção de ferro: aumenta a biodisponibilidade de ferro no organismo;
  • Evita o envelhecimento da pele: a vitamina C tem grande influência sobre a produção de colágeno pelo organismo e protege a pela contra a degradação de colágeno devido a sua ação antioxidante;e
  • Atua na melhora da imunidade: a Vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos e os níveis de anticorpos no organismo reduzindo os riscos de contração de doenças.
 
Doenças causadas pela Carência da Vitamina C:  
 
Quando há carência de Vitamina C, o Sistema Imunológico fica debilitado e geralmente ocorre gripes e resfriados frequentes.
Pode ocorrer ainda uma doença chamada Escoburto bem como Gengigivite e um tipo de Anemia causado pela diminuição da absorção de ferro ingerido.
Hipervitaminose >Consumo em excesso da Vitamina C:
 
Poderá ocorrer reações indesejadas caso seja ingerido quantidades superiores a 1 grama/dia por um período prolongado. Na alimentação seria difícil alcançar tais valores, contudo pode ocorrer quando ocorre a ingestão excessiva dos suplementos dessa vitamina.
 
Além disso pode ocorrer a formação de Cálculos Renais, distúrbios gastrintestinais bem como incômodo na bexiga devido a acidificação da urina que fará com que provoque irritação.
 
Vitamina C artificial: 
 
Quando identificada a deficiência da vitamina e a alimentação não é suficiente para suprir a necessidade do organismo, faz-se necessário o uso sintético do nutriente. O uso da medicação deverá ser realizada mediante acompanhamento médico.
 
Outras características da Vitamina C: 
 
A Vitamina C aumenta a capacidade da absorção de ferro pelo organismo bem como influencia no transporte e no armazenamento do ferro no organismo.
 
Onde encontrar a Vitamina C:

Conheça algumas frutas e verduras que contem a Vitamina C em sua composição:

Abacate, Abacaxi, Acerola, Agrião, Alface, Ameixa, Aspargos, Banana, Beringela, Beterraba, Brócolis, Caju, Cenoura, Couve, Ervilhas, Espinafre, Framboesa, Kiwí, Laranja, Leite (vaca e cabra), Limão, Maçã, Mamão, Manga, Maracujá, Melância, Melão, Morango, Ostras, Pepino, Pêras, Pimentão (vermelho, verde e amarelo), Repolho, Salsa, Tangerina, Tomates, Uvas, dentre outros.

Recomendação diária de Vitamina C:

A recomendação diária preconizada para o consumo da Vitamina C é aproximamente 60mg. Essa ingestão varia de acordo com sexo e/ou fase da vida, conforme abaixo:
  • Adolescentes: 75mg/dia
  • Homens adultos: 90mg/dia
  • Mulheres adultas: 75mg/dia
  • Mulheres grávidas: 80mg/dia
  • Amamentação: 120mg/dia
Considerações Finais: 

Antes de consumir suplemento de Vitamina C, CONSULTE um médico e evite os efeitos indesejados causados pelo excesso da vitamina.

Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação e/ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh.

 

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger