terça-feira, 27 de janeiro de 2015

BROMIDROSE


É o nome que se dá aos tão conhecidos odores: "cecê" e "chulé". As axilas ou os pés podem apresentar odores desagradáveis. Isso se dá devido à ação de bactérias e fungos.


O suor, é produzido pelas glândulas sudoríparas que estão localizadas na pele, por todo o corpo. Essas glândulas atuam para que o corpo esteja sempre normotérmico, ou seja, regulam a temperatura corporal e fazer com que ela mantenha-se em torno de 36,5º.

O ser humano possui dois tipos de glãndulas sudoríparas. São as apócrinas e as écrinas.

- Apócrinas: São localizadas somente em algumas regiões do corpo como couro cabeludo, axilas, genitais e nos mamilos. O suor eliminado nessas áreas são constituidos de água, sais, restos celulares e do metabolismo. Caso esse suor tenha contato com bactérias e fungos fará com que ocorra a presença de um odor desagradável conhecido como bromidrose axilar (cecê) ou  bromidrose plantar (chulé). As bactérias alojam-se, geralmente, em ambientes úmidos, quentes e sem luz.

- Écrinas: tem como função regular a temperatura do corpo. Nesse tipo de glândula, o suor eliminado, geralmente, não produz odor fétido e é composto por água e sais.

CAUSAS

A bromidrose é causada quando há a fermentação das substâncias que compõem o suor quando em contado com fungos e bactérias (localizadas em ambientes úmidos, quentes e sem luz). Os pés, as áreas genitais, as axilas e o couro cabeludo são propícias para que ocorra a fermentação.

Outras causas, além da fermentação, podem ser citadas: diabetes, alguns hormônios, diabetes e alcoolismo.

SINTOMAS

O sintoma é o odor fétido exalado. Quando a bromidrose ocorre nos pés, além do mau cheiro, é possível ocorrer a maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.

DIAGNÓSTICO

Através da anamnese é possível indentificar a causa do problema e prescrever o tratamento mais adequado.

TRATAMENTO

O foco do tratamento será a redução de bactérias nas áreas de ocorrência da bromidrose. Dessa forma a ação das bactérias sobre o suor será controlada.

O uso de talcos antissépticos, medicamentos antifúngicos,  antimicóticos ou bactericidas, sprays ou cremes é indicado. Esses produtos contêm antibióticos e substâncias que vão dificultar o crescimento dos fungos e bactérias. Se além da bromidrose a pessoa também apresentar suor excessivo (hiperidrose), pode ser associado o uso de anti-transpirantes. 

O tratamento adequado deverá ser prescrito por um médico.

 Em alguns casos, poderá ser indicado tratamento cirúrgico por meio de uma simpatectomia que ocorre por meio da retirada das terminações nervosas periféricas que inervam as glândulas sudoríparas.

PREVENÇÃO

- Lavar bem as áreas acometidas, ensaboando bem.O ideal é que essa higienização seja feita com sabonetes antissépticos;
- Depois de lavar bem a área, deverá secar bem, principalmente as axilas e entre os dedos dos pés; Se preferir, use um secador de cabelos para que a umidade seja toda eliminada. Isso fará com que impeça a profileração de bactérias;
- Use desodorantes antitranspirantes;
- É importante trocar de roupa todos os dias, bem como trocar as meias diariamente;
- Tecidos sintéticos devem ser evitados. Prefira roupas e meias de tecidos de algodão;
- Calçados abertos devem ser priorizados. Evite calçados com material sintético;
- Mantenha os calçados limpos, deixando-os em locais ventilados e ao sol enquanto não estiver em uso;

- Consulte um médico se houver presença de odor fétido. Não uso produtos/medicações sem prescrição.
Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

2 comentários:

Gabi Agatha Alice disse...

Minha filha tem 4 meses de idade, nunca tive mal cheiro em baixo do braço e com o nascimento dela isso apareceu.O que pode ser?

Unknown disse...

Gostaria de saber sua cidade e o valor da consulta, e se trata da bromidose sem hiperidrose

Translate

Powered By Blogger