CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

quarta-feira, 18 de junho de 2014

CÂNCER DE TIREOIDE

CÂNCER DE TIREOIDE - O QUE É e O QUE FAZER?

Câncer de Tireoide pode ser DEFINIDO como sendo uma lesão da glândula tireoide representada por um Nódulo Sólido contendo células malignas.

INCIDE preferencialmente no sexo feminino com idade acima dos 25 anos mas não é uma doença exclusiva das mulheres podendo também ocorrer em homens com menor frequência.
 
O SINAIS e SINTOMAS do Câncer de Tireoide são praticamente inexistentes em sua fase inicial sendo descoberto somente através de exames médicos de rotina e/ou através de exames de check-up, principalmente com a realização de ultrassom de tireoide.

Neste caso, o ULTRASSOM DE TIREOIDE mostra a presença de um nódulo sólido.

Entretanto, conforme postado anteriormente, nem todo o nódulo sólido é maligno. Os nódulos sólidos com tamanho igual ou superior a 7 mm devem ser submetidos a uma Biópsia de Nódulo da Tireoide com objetivo de classifica-lo em nódulo banigno ou maligno.


No caso co Câncer de Tireoide, a Biópsia do Nódulo Sólido pode mostrar a presença de 03 tipos de células que darão a classificação do tumor maligno.

1. Presença de Células Folicuulares: Indica a presença de um Carcinoma Folicular de Tireoide, um tipo mais frequente e menos agressivo.
2. Presença de Células Papilíferas: Indica a presença de um Carcinoma Papilífero de Tireoide, um tipo mais agressivo porém mais raro.
3. Presença de Células Anaplásicas: Indica a presença de Carcinoma Anaplásico de Tiroide, um tipo muito agressivo mas que ocorre somente em pessoas acima de 70 anos de idade.

 
O DIAGNÓSTICO é feito, geralmente pelo médico endocrinologista. Como o tratamento é sempre cirúrgico, o paciente deve ser encaminhado para um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para a realização da retirada total da tireoide, procedimento chamado de TIREOIDECTOMIA TOTAL.

Este tratamento cirúrgico não apresenta grandes complicações pois a glândula tireoide encontra-se localizada logo abaixo da pele frontal do pescoço facilitando o acesso.


Além de complicações inerentes a qualquer cirurgia destaca-se como uma das principais complicações da Tireoidectomia Total a possibilidade de lesão do Nervo Recorrente, um nervo localizado nas proximidades da tireoide e que inerva as cordas vocais.


Sua lesão pode levar a rouquidão permanente ou até perda total da voz.


DÚVIDAS e MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEMA ACIMA PODEM SER OBTIDOS POR ESTE MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Postar um comentário