CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

segunda-feira, 28 de julho de 2014

OBESIDADE: CAUSAS PATOLÓGICAS

Quando o Aumento de Peso é decorrente de alguma doença orgânica, pode concluir-se que apresenta uma Causa Patológica
Existem inúmeras doenças que podem ter como um de seus sinais ou sintomas o Aumento de Peso, entretanto serão abordadas as principais causas patológicas, que em sua maioria estão relacionadas à doenças que provocam alguma alteração hormonal. São elas:
 
1. HIPOTIREOIDISMO:

A Tireóide é uma glândula situada no pescoço (logo abaixo do "Pomo de Adão") responsável pela produção e liberação de 02 hormônios importantes, o Hormônio T3 também chamado Triiodotironina e o Hormônio T4 também chamado de L-Tiroxina.

Estes dois hormônios são responsáveis pela regulação de todas as funções do metabolismo do corpo de forma que qualquer alteração na sua produção e/ou secreção afetará diretamente o metabolismo orgânico.
  
Hipotireoidismo pode ser definido como sendo a deficiência na produção e secreção dos hormônios T3 e T4 pela Glândula Tireóide sendo que esta deficiência poderá estar relacionada a uma doença da própria Glândula Tireóide (chamado de Hipotireoidismo Primário) ou a uma doença da Glândula Hipófise que secreta o hormônio TSH que estimula a Tireóide a produzir os hormônios T3 e T4 (chamado Hipotireoidismo Secundário) ou a uma doença comprometendo o Hipotálamo (chamado Hipotireoidismo Terciário) que secreta um hormônio chamado TRH que é responsável por estimular a Hipófise a produzir o hormônio TSH que por sua vez irá estimular a Tireóide a produzir os hormônios T3 e T4.

Assim, qualquer que seja a situação em que se tenha uma diminuição na produção e secreção dos hormônios T3 e T4, seja ela por uma alteração da própria Glândula Tireóide ou seja por algum distúrbio que impeça o estímulo para a produção destes hormônios pela Tireóide a pessoa apresentará um quadro de Hipotireoidismo.

Como mencionado acima, os hormônios tireoideanos T3 e T4 estão relacionados à regulação do metabolismo normal do corpo. Qualquer situação que cause uma diminuição da secreção de T3 e T4 pela Glândula Tireóide terá como consequência direta a diminuição do metabolismo do organismo. E à essa diminuição do metabolismo é atribuída como grande responsável pelo Aumento de Peso.

2. DIABETES MELLITUS:
  
Diabetes Mellitus ou simplesmente Diabetes é uma doença endócrina que determina um aumento dos níveis de Açúcar ou mais especificamente de Glicose no sangue decorrente de uma deficiência na secreção do hormônio Insulina liberado pelo Pâncreas que é o hormônio responsável pela entrada da Glicose do sangue para dentro da célula, onde através de uma série de reações químicas dentro da célula levará a produção de energia.

Portanto, para que ocorra a produção da energia necessária ao nosso organismo, é necessário que o açúcar ingerido penetre no interior das células e para que isso ocorra é imprescíndivel a presença da Insulina.

Na verdade, como exposto abaixo, o Diabetes Mellitus não pode ser definido com exatidão como uma causa de Aumento de Peso e sim uma consequência deste.
De uma forma geral, existem 02 tipos de Diabetes Mellitus distintos:

Diabetes Mellitus Tipo I: Também chamado de Diabetes Juvenil ou Diabetes Insulinodependente é um tipo de Diabetes Mellitus que ocorre em indivíduos com idade inferior a 25 anos. Neste tipo de Diabetes, o Pâncreas não produz Insulina (dai ser chamado de Diabetes Insulinodependente). Caracteriza-se principalmente por ocorrer em indivíduos jovens e magros, apresentar uma maior frequência de complicações renais, vasculares e da Retina e devem ser tratados com dieta com baixos teores de Açúcares Polissacarídeos (que são os açúcares de cadeia longa como a Sacarose ou açúcar de cana e o Amido presentes no arroz e na batata, por exemplo) sempre associada a um tratamento a base de Insulina Sintética administrada na Pele (via Subcutânea) ou no músculo (via Intra-Muscular).

Diabetes Mellitus Tipo II: Também chamado de Diabetes Adulto ou Diabetes Insulinoindependente é um tipo de Diabetes que ocorre em indivíduos com idade acima de 25 anos e em indivíduos acima do peso, portadores de uma quantidade acima do normal de Tecido Gorduroso.

Neste tipo de Diabetes Mellitus, o Pâncreas produz e secreta uma determinada quantidade de Insulina (daí ser chamado de Diabetes Insulinoindependente) mas, devido a maior quantidade de Tecido Adiposo existente no organismo, a quantidade de Insulina produzida pelo Pâncreas é desviada e acumulada no Tecido Adiposo deixando de atuar sobre a Glicose do Sangue colocando-a para o interior da célula.

Este tipo de Diabetes caracteriza-se por ocorrer sempre em indivíduos acima do peso. Para o tratamento, será prescrito apena dieta e eventualmente medicamentos orais, contudo é imperativo que os portadores de Diabetes Mellitus Tipo II sejam submetidos a um tratamento de Redução de Peso, uma vez que reduzindo o peso ocorrerá também a diminuição do Tecido Adiposo de forma que toda a Insulina armazenada nas células gordurosas passem para o sangue e comecem a realizar a sua principal função que é  colocar a Glicose excessiva existente no sangue para dentro das células afim de que seja transformada em energia.

 3. SÍNDROME ou DOENÇA DE CUSHING:
  
Síndrome ou Doença de Cushing é uma doença da Glândula Supra Renal (uma glândula localizada em cima de cada Rim e responsável pela produção e secreção do hormônio Cortisol)  caracterizada por uma excessiva secreção do hormônio Cortisol ou Cortisona.

Este excesso de Cortisona na corrente sanguínea provoca além de Aumento de Peso, um aumento de Gordura Localizada característica chamada de Gordura Localizada Centrípeta, ou seja, um aumento da Gordura Localizada do centro para fora com maior acúmulo na região abdominal e nos quadris.

 4. HIPERCELULARIDADE DO TECIDO ADIPOSO

Tecido Adiposo é formado por um determinado número de células de gordura. Este número de células de gordura bem como o seu tamanho podem aumentar nos casos de Aumento de Peso durante a infância.

Quando um indivíduo possui um aumento do número e/ou do tamanho de células de gordura este indivíduo ficará mais predisposto a apresentar Aumentos de Peso durante a fase adulta ou poderá apresentar uma maior dificuldade em diminuir ou manter o seu peso.

Entretanto, é importante ressaltar que este aumento da celularidade do Tecido Adiposo somente ocorre nas pessoas que tiveram Aumentos de Peso durante a infância. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Aumentos de Peso ocorridos após a infância (seja durante a adolescência ou durante a fase adulta) não levam a aumento do número de células gordurosas e nem ao seu tamanho.

Resumindo, as principais causas patológicas que levam ao Aumento de Peso são o Hipotireoidismo ou deficiência na secreção dos hormônios da Tireóide T3 e T4, o Diabetes Mellitus Tipo II ou Diabetes Adulto que na verdade é mais uma consequencia do Aumento de Peso do que uma causa, Síndrome ou Doença de Cushing que é o aumento na produção e secreção do hormônio Cortisol pelas Glândulas Supra Renais e o Aumento do Número e/ou Tamanho das Células de Gordura no Tecido Adiposo que somente ocorre nos casos de Obesidade Infantil.

DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE stacasa.meneghello@hotmail.com e/ou www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Postar um comentário