CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CISTOS DERMATOLÓGICOS



INTRODUÇÃO:

São 06 os Cistos Dermatológicos de interesse clínico: Os Cistos Epidérmicos, Cistos Pilares, Milia, Cistos Dermoides, Lúpia e os Cistos Traumáticos.

CISTOS EPIDÉRMICOS:

São nódulos da cor da pele e de tamanhos variados, presos as camadas superficiais da pele (epiderme) mas soltos dos planos mais profundos da pele.
Geralmente não apresentam sintomas e podem se tornar eritematoso, isto é, avermelhados quando ocorrem inflamações e/ou infecções associadas ou rupturas da cápsula.

Quanto ao tratamento do cisto propriamente dito, deve ser removidos cirurgicamente tendo-se o cuidado em retirar a cápsula que o envolve completamente para evitar recorrência do cisto.
Caso haja infecção secundária associada, antes da remoção cirúrgica do cisto deve-se realizar o tratamento da infecção com o uso de antibióticos sistêmicos (por via oral) podendo ser usada Tetraciclina na dose de 500 mg VO a cada 6hs durante 10 dias ou Azitromicina na dose de 500 mg/d durante 5 dias ou Cefalexina na dose de 2 g/d durante 10 dias,

CISTOS PILARES ou TRIQUILEMAIS:

São nódulos de causa hereditária, da cor da pele ou de cor amarelada, frequentemente localizados no couro cabeludo mas podem ocorrer em outras áreas do corpo e são geralmente assintomáticos exceto quando estiver associada um processo inflamatório.

O tratamento consiste na remoção cirúrgica do cisto.

MÍLIO:

São pequenas pápulas (lesões elevadas da pele) de coloração esbranquiçadas ou amareladas, com 1 a 2 mm de diâmetro localizadas na face.

O tratamento é feito com a remoção com agulha após anestesia local com creme anestésico.

CISTOS DERMÓIDES:

São cistos subcutâneos presentes desde o nascimento que ocorrem com maior frequência na cabeça, principalmente ao redor dos olhos e em menor frequência no pescoço, medindo 1 a 4 cm de diâmetro e podem estar muito aderidos ao periósteo (camada superficial do crânio).

O tratamento é feito com a remoção cirúrgica eletiva da lesão.

LÚPIA:

São cistos da epiderme localizados no escroto ou nos grandes lábios, de coloração amarronzada e que se desenvolvem de forma mais tardia.

O tratamento é a remoção cirúrgica eletiva da lesão.

CISTOS TRAUMÁTICOS ou de INCLUSÃO DE EPIDERME:

São cistos decorrentes de traumas que ocorrem geralmente nas mãos e nos pés sendo assintomáticos. O tratamento é feito com a retirada cirúrgica da lesão.

Atentem que as lesões descritas acima não são muito frequentes mas foram descritos com o objetivo de descrever a existência destas lesões dermatológicas.

DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO MEIO DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

7 comentários: