CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CICLO MENSTRUAL, HORMÔNIOS E PERÍODO FÉRTIL

Primeiramente será definido o que é menstruação. A menstruação é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que ocorre, por cerca de 5 a 7 dias, todos os meses. Ela marca os anos férteis da vida da mulher, que inicia na primeira menstruação, chamada tecnicamente de menarca, e dura até a menopausa, que é quando deixa de haver a menstruação.

O ciclo menstrual dura em média 28 dias. Inicia-se no primeiro dia da descida da mentruação terminando no primeiro dia da menstruação seguinte. Há variações no período ciclo pois há mulheres que tem ciclos mais curtos, por exemplo 21 dias, e outras tem um ciclo mais prolongado, indo até 35 dias. Geralmente, adolescentes, em inicio de ciclo podem chegar a té 45 dias pois o seu sistema reprodutor ainda em fase de amadurecimennto. Mulheres próximas a menopausa também podem apresentar alterações no ciclo pelo desgaste dos ovários.

Há mulheres que apresentam um ciclo menstrual irregular podendo causar uma maior dificuldade para engravidar uma vez que não é possível calcular o seu período fértil.

O ciclo menstrual é dividido em 2 fases que alternam de acordo com as alterações hormonais, são elas: FASE FOLICULAR e FASE LÚTEA. Considerando um ciclo de 28 dias tem-se 14 dias de fase folicular e 14 dias de fase lútea.
 
Na gravidez, o ciclo menstrual é interrompido uma vez que o óvulo já foi fecundado. Após a gravidez e a parada exclusiva da amamentação (geralmente quando o bebê completa 4 meses de vida), o ciclo volta ao normal.

OS HORMÔNIOS DO CICLO MENSTRUAL E SUAS FUNÇÕES

Produzido pela Hipófise:
- FSH: Hormônio folículo-estimulante
- LH: Hormônio luteinzante

Produzido pelos ovários:
- Estrogênio
- Progesterona 

O FSH e o LH regulam as atividades dos testículos e ovários que produzirão hormônios que atuarão na formação dos caracteres sexuais e secundários e na reprodução. Ele é importante tanto no homem como na mulher. 

No homem: o FSH atua na produção de espermatozóides ao passo que o LH atua na produção de Testosterona que é o hormônio masculino. Esse hormônio é responsável pela maturação dos espermatozóides e pelas características secundárias como engrossamento da voz, distribuição típica de pelos, dentre outras.
Na mulher: o FSH e o LH atuam no ciclo menstrual. Nesse ciclo, há ainda a produção dos hormônios Estrógeno e Progesterona que são responsáveis por preparar o útero caso haja uma gravidez. Na fase da puberdade, os caracteres sexuais secundários serão determinados pelo estrógeno, como alargamento do quadril, crescimennto das mamas dentre outros.

COMO AGEM OS HORMÔNIOS NO CICLO MENSTRUAL

Como já mencionado há duas fases no ciclo: folicular e lútea. 

- Fase folicular: 

No primeiro dia da menstruação inicia-se essa fase. Esse é o primeiro dia do ciclo. Nessa fase, em seu início, os hormônios estrogênio e progesterona apresentam baixos níveis e no útero está ocorrendo a menstruação. Nessa fase o ovário não está atuando.

Ocorre nesse momento o aumento da produção de FSH pela adenohipófise. Esse hormônio estimulará os folículos do ovário que já se encontram estocados de forma imatura dentro dos folículos ovarianos, uma vez que as mulheres nascem com um número de aproximadamente 450.000 óvulos.

Os folículos então, começaram a se desenvolver e amadurecer sob o estímulo do FSH. Após 9 a 10 dias os folículos já estarão medindo entre 9 e 10 mm. 

Nesse momento, estes folículos começam a produção de estrôgenio até que um destes torne-se dominante, de forma que se desenvolverá a frente dos outros. Os demais folículos param de crescer e involuem. O folículo dominante (ou de Graaf) atingirá o tamanho de 20 a 25 mm e é ele o responsável pela liberação do óvulo no período da ovulaçao.

Nesta fase, o estrogênio está agindo no útero,  preparando-o para uma possível gestação. A camada do útero, o endométrio, apresentará maior espessura.

- Fase lútea:

Ocorre exatamente no 14º dia do ciclo (considerando um ciclo de 28 dias). Um dia antes da ovulação, ocorrerá o pico do estrogênio e outro hormônio é liberado pela hipófise: o LH.

O LH e o pico do estrogênio proporcionará o aparecimento do muco cervical, que é um muco viscoso que favorece a mobilidade dos espermatozóides.

A maturação do folículo dominante será completa com a ação do LH. Aproximadamente 36 horas após a sua liberação, ocorrerá o rompimento do folículo e o óvulo será liberado, ocorrendo assim a ovulação. 

Pode ocorrer dor no momento da ovulação, no momento da ovulação. A dor pode durar algumas horas e pode ocorrer todo mês. Essa síndrome recebe o nome de mittelschmerz, que em alemão significa dor do meio (do ciclo).

No momento em que o LH atinge o seu pico, a mulher apresentará discreta elevação da temperatura do corpo, aproximadamente 0,5ºC, mantendo essa condição por cerca de 10 dias.

- Corpo Lúteo ou corpo amarelo

Bem antes de ocorrer a ovulação, o corpo lúteo começa a ser formado sob influência do LH. O corpo lúteo é responsável pela produção de estrôgenio e progesterona, principalmente.

Quando ocorre a ovulação, o óvulo liberado segue em direção às trompas e permanece apenas no ovário apenas o corpo lúteo que continuará produzindo a progesterona. Essa por sua vez inibirá a secreção de LH. 

Nesse momento, no útero, a progesterona produzida pelo corpo lúteo, estará preparando as camadas do endométrio para receber o embrião. Caso a fecundação do óvulo não ocorra, a queda do LH pela progesterona fará com que o corpo lúteo comece a involuir, havendo assim a queda da progesterona e estrogênio pelo mesmo. Com a queda dos hormônios a parede espessa que se formou no endométrio sofrerá descamação, ocorrendo a menstruação e o reinício do ciclo menstrual.

Caso haja a fecundação, a placenta começará a produzir um hormônio chamado GONADOTROPINA CORIÔNICA, responsável por manter o corpo lúteo e a produção de progesterona.

 A dosagem da concentração de Beta hCH no sangue determina se há ou não gravidez.

PERÍODO FÉRTIL

Do momento de sua liberação, o óvulo tem um de 12-24 horas para que haja a fecundação. Depois disso ele não será mais viável. Contudo, o período fértil é mais longo, podendo variar 3 a 5 antes e 3 a 5 depois da ovulação. Espermatozóides liberados próximos ao período que antecede a ovulação tem mais chance de serem fecundados pois é sabido que eles ficam cerca de 5 a 7 dias vivos dentro do sistema reprodutor feminino. Pode ocorrer variação desse período caso o homem tenha sêmem de qualidade ruim.

Logo, a ocorrência da ejaculação de 1 a 2 dias antes da ejaculação facilita a fecundação.

A qualidade do sêmem está associada à quantidade de ejaculações. Há estudos que mostram que o ideal para casais que planejam uma gravidez imediata é que as relações sexuais ocorram no máximo 3 vezes por semana logo após o final da menstruação.

Leia também: Calculando o período fértil

Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh



















Um comentário:

  1. Olá doutro estou com uma dúvida tenho 31 anos minha menstruação mudou muito, há 5 anos atrás o fuxico era muito grande eu passava de 5 a 7 dias mestruada hoje eu passo 3 dias e a menstruação além de vim pouco nos primeiros dias ela vem com uma cor escura tipo borra de café isso pode ser problema hormonal?

    ResponderExcluir