CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

segunda-feira, 20 de julho de 2015

DIETA SEM GLÚTEN EMAGRECE?

A "moda" da dieta sem glúten seguida por muitas celebridades tem sido adotada pelas pessoas que querem perder peso. Mas será que emagrecer, retirando um nutriente, ao qual não se tem intolerância é eficaz e correto?

Ao longo do texto será explicado o que Glúten, para quais pessoas ele é proibido e se realmente a eliminação deste na dieta leva à perda de peso.

O que é o Gluten?

É um tipo de proteína como a gliadina e glutenina, presente na semente de cereais como centeio, trigo, cevada, triticale e malte.

Para quem deve ser restrito o uso do Glúten? 

Pessoas que apresentem doença celíaca dentre outras patologias não podem consumir alimentos com presença de glúten, pois ao ingeri-lo, no caso da doença celíaca, será desencadeado pela proteína, uma reação imunológica levando à incapacidade de absorver os nutrientes da alimentação, resultando na maioria dos casos em diarréia crônica. Entenda sobre a doença celíaca acessando o link: Doença celíaca. 

Quando deve ser retirado o Glúten da dieta de uma pessoa?

Somente após diagnóstico MEDICO de Doença celíaca, de dermatite herpetiforme e de alergia ao glúten poderá ser prescrita a restrição de Glúten na dieta de uma pessoa. Ao contrário, o Nutricionista não deverá  retirar tal proteína da alimentação diária, sujeito à penalidade pelo Conselho Regional de Nutrição de SP (CRN-3): 

"3-O descumprimento dessa diretriz oferece indícios de infringência ao Código de Ética do Nutricionista por desrespeito ao Princípio Fundamental explicitado no seu artigo 1º e pelo descumprimento do artigo 6º, inciso VI, sujeitando os infratores a processo disciplinar e às penalidades previstas na legislação."
Qual o risco em retirar o Glúten da alimentação diária sem orientação médica?

O Glúten é uma proteína. Quando é retirada da alimentação pode causar carência nutricional. O mesmo ocorre quando é retirada a lactose da alimentação. Veja Dieta sem lactose.

O parecer do Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) diz o seguinte: "A recomendação indiscriminada para restrição ao consumo de glúten não encontra respaldo na ciência da nutrição e está em desacordo com o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar (2007)."

Retirar o Glúten da alimentação emagrece?

NÃO existe comprovação científica que retirar o glúten da alimentação leve ao emagrecimento. A sua restrição não acelera o metabolismo.

O problema dos alimentos que possuem glúten não é a proteína em si, mas sim porque geralmente os alimentos que contêm presença de glúten são mais calóricos e quando consumido, sem moderação, leva ao aumento de peso. 

Outro ponto importante que NÃO faz com o que a restrição do glúten emagreça é que ao retira-lo da alimentação, ele é substituído por outro alimento que também contém teor calórico.

Conclui-se que a restrição de glúten não deve ser feita, aleatoriamente, sem acompanhamento médico e sem que tenha doença celíaca ou outra devidamente diagnosticada que careça de restrição. O parecer do Conselho Regional de Nutricionistas de SP (CRN-3), proíbe prescrição de dietas com restrição da proteína para pessoas sem diagnóstico médico preciso. O texto diz:

"2- A recomendação de restrição de consumo de glúten deve ser destinada aos pacientes com diagnóstico clínico confirmado de doença celíaca, de dermatite herpetiforme, de alergia ao glúten, ou quando, eliminada a hipótese de doença celíaca, haja diagnóstico clínico confirmado de sensibilidade ao glúten (também denominada como intolerância ao glúten não-celiaca). Deve se salientar que o diagnóstico clínico é de competência exclusiva do médico."

É importante ressaltar que é preciso muita cautela com as "dietas da moda" que circulam em academias e/ou seguidas por celebridades. Geralmente as tais dietas são publicadas em blogs e revistas e podem comprometer a saúde dos indivíduos. É preciso acompanhamento médico nutricional adequado para que a perda de peso seja sem riscos par a saúde e eficaz. 

Outro ponto importante é que a dieta deverá ser direcionada de acordo com a necessidade de cada pessoa. A mesma dieta que é boa para uma, pode não ser eficaz para outra pessoa. 
Para uma dieta eficaz é preciso, primeiramente, descobrir a causa do aumento de peso e realizar exames de rotina para verificar como está o funcionamento do organismo, ao contrário, pode até ocorrer a perda de peso, porém depois de algum tempo recupera-lo ou ainda nem sequer conseguir perder nada.

Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo canal de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário