CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

terça-feira, 23 de março de 2010

DIETAS e REDUÇÃO DE PESO


É incontestável o número de dietas publicadas na imprensa leiga, muitas delas verdadeiros absurdos nutricionais e com promessas descabidas.


O principal objetivo deste tema é orientar as pessoas portadoras de aumento de peso sobre as reais influências das várias dietas existentes bem como esclarecer a verdade com relação as promessas das diferentes dietas.

É óbvio que uma dieta bem elaborada muito contribui nos tratamentos de redução de peso. O grande desafio dos nutricionistas e nutrólogos é elaborar uma dieta balanceada mas acima disso, conseguir adaptar essa dieta ao dia a dia que cada paciente de modo que todos possam segui-la sem abandono.


Alguns conceitos elaborados por especialistas e repetidos constantemente são válidos tais como:
Uma dieta bem balanceada ajuda na redução de peso? É claro que sim!!
Fazer 05 refeiçoes ao dia é o ideal? Sem dúvidas que sim!!
Dar preferência para alimentos mais saudáveis e com menor teor calórico é interessante? Obviamente sim!!!


Entretanto, pergunto: QUANTAS PESSOAS PODEM SEGUIR UMA DIETA CORRETA?


No dia a dia cada vez mais atribulado, em que as pessoas possuem um mínimo de tempo disponível para alimentação, muitas não possuem outra alternativa se não alimentar-se em fast foods e com constantes pressões diárias levando a aumentos significativos do estado emocional é pouco provável o seguimento de dietas tidas como ideais.


Diante disso, segue alguns conselhos que costumo passar aos meus pacientes:


1. TENTE SEGUIR UMA DIETA DESDE QUE BEM BALANCEADA.


Cada pessoa apresenta necessidades diárias de alguns tipos de alimentos específicos. Estas necessidades são ditadas pelo rítmo de vida de cada um e somente um especialista tem as condições de orientar o tipo de dieta mais interessante.
Esqueça as dietas publicadas aos montes nas principais revistas femininas. Não se pode padronizar uma dieta e afirmar que ela seja adequada para todos!


2. NA REDUÇÃO DE PESO, NÃO EXISTE MILAGRES.


Passe numa banca de revistas e observe as capas das principais revistas femininas em circulação.
Numa rápida olhada é possível identificar inúmeras promessas, muitas prometendo verdadeiros milagres e desafios médicos.


Emagreça 4 kg em apenas uma semana!! Emagreci 15 kg em apenas 2 meses sem esforço!!


Tais afirmações são utópicas e sensacionalistas. Por isso estão estampadas nas capas das principais revistas femininas.
Quem nos gostaria de perder 15 kg sem esforço?!?
Insisto: Não existe milagres na redução de peso!


3. TENTE FAZER SUAS PRÓPRIAS SUBSTITUIÇÕES.


A grande maioria das pessoas portadoras de sobrepeso ou aumento de peso tem consciência plena dos alimentos que possuem maiores teores calóricos. Pode-se não saber qual o teor calórico deste ou daquele alimento mas a grande maioria das pessoas já esteve diante das inúmeras tabelas de calorias disponíveis e sabem que um cheeseburguer possui muito mais calorias que um sanduiche de atum OU que uma fruta seria muito mais adequada que um misto quente.
Assim sendo, desde que possível, tente substituir alimentos com maior teor calórico por alimentos com menor teor calórico.
Não há necessidade em decorar a tabela de calorias. Basta apenas ter a consciência de quem tem mais ou menos calorias.


4. TENTE SE APROXIMAR AO MÁXIMO DA DIETA IDEAL.


O ideal é que se divida o total de ingestão do dia em 05 refeições diárias. O que seria o ideal?
Aqui, com objetivo puramente didático, vamos dividir as refeições em Principais e Secundárias. São refeições principais o Café da Manhã, o Almoço e o Jantar. São refeições secundárias os alimentos introduzidos entre as refeições principais.
Criar um hábito de fazer um "bom" café da manhã é util pois além de evitar que o organismo fique muitas horas sem nenhum alimento, um bom café da manhã impede uma fome excessiva na hora do almoço.
Ao introduzir um alimento com baixo teor calórico e que seja prático por volta das 10hs também ameniza a fome excessiva na hora do almoço. A mesma idéia ocorre quando intruzimos um lanche rápido por volta das 16hs.
Durante o almoço, dê preferência para uma grande quantidade de saladas verdes e para grelhados. Isso é bem possível para as pessoas que tiveram um bom café da manhã e fizeram um lanche 2hs antes do almoço e certamente vc se sentirá saciado com pequenas quantidades de alimentos.


No jantar, dê preferência para uma refeição leve, a base de frutas, saladas e verduras (durante o inverno as sopas são ótimas alternativas).
Ao deitar, faça uma ceia leve (2 torradas com um copo de suco, por exemplo).


5. DIETA AJUDA MAS NÃO DEVE CRIAR NEUROSES.


Quando se propõe a seguir uma dieta deve-se ter em mente que algumas falhas ocorrem. Ninguem consegue seguir uma dieta sem algumas "escorregadas" em certos dias, principalmente nos finais de semana.
Não se sinta culpada (o) com estes deslizes. Se você seguir uma dieta durante toda a semana, não será estes deslizes que iram ter maiores influências sobre o peso.
Também ninguém deve ser "anti social" pelo simples fato de estar fazendo uma dieta para diminuição de peso. Quando tiver algum momento que vc sabe que ira "furar" sua dieta, tente compensar no dia anterior ou no dia seguinte com uma dieta um pouco mais rigorosa. Desta forma é possível manter o emagrecimento sem a privação dos seus momentos de descontração.


6. SÓ DIETA, NÃO RESOLVE.


Uma dieta bem balanceada ajuda muito mas ela por si só não é suficiente para que suas metas de peso sejam alcançadas.
Além da dieta há a necessidade de aumentar a queima calórica o que pode ser conseguido com a realização de exercícios físicos e em alguns casos com tratamento a base de medicamentos.


7. NÃO ESQUEÇA...A GRANDE CAUSA DE AUMENTO DE PESO NÃO É ALIMENTO.


A principal causa de aumento de peso são as alterações emocionais, mais especificamente os picos de Ansiedade que levam a conhecida "Compulsão Alimentar".
Desta forma, de nada adianta a realização de uma dieta sem que se trate junto essa Ansiedade. No máximo você irá conseguir uma redução de peso mas em seu primeiro aumento dos níveis de Ansiedade ocorrerá um novo aumento de peso. Este é o conhecido "efeito sanfona".


Não é o objetivo desta postagem dar todas as dicas possíveis para se conseguir uma redução de peso satisfatória e sim, apenas fornecer uma breve orientação a respeito de como lidar com as dietas e o que esperar delas.
Nas outras postagens serão abordados assuntos específicos quanto as formas de tratamento.


DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO MEIO DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Postar um comentário