CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Desvendando a ENDOCRINOLOGIA



O objetivo desta primeira postagem neste blog é justamente começar pelo "início", ou seja, esclarecendo o que é e qual a abragência desta especialidade médica.

A Endocrinologia, como dito acima, deriva da junção de 03 palavras gregas: ENDUS = dentro ; CRINUS = Glândula, hormônio ; LOGUS = Estudo.

Portanto, Endocrinologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata distúrbios e problemas das glândulas causados pelas glândulas internas do corpo.
Talvez, vc possa estar se perguntando: Mas porque glândulas internas? As glândulas não são todas internas?

Não. Existem glândulas externas do organismo como as glândulas sudoríparas na Pele que são glândulas externas responsáveis pela secreção e eliminação de água do organismo. Estas glândulas, além de serem externas não secretam nenhum tipo de hormônio e seus distúrbios são tratados pela Dermatologia.

Já as Glândulas Internas são órgãos responsáveis pela secreção de substâncias químicas chamadas Hormônios e que possuem a função de controlar vários mecanismos relacionados ao metabolismo do corpo. Os distúrbios destas glândulas, secretoras e/ou produtoras de hormônios que são tratadas pela Endocrinologia.

E quais seriam estas Glândulas?
De uma forma simplificada, podemos dizer que existem 07 glândulas principais, a saber:

1. HIPOTALAMO: É uma glândula localizada no cerebro q que tem por função, secretar vários hormônios que irão em outras glândulas abaixo dela. Pode-se dizer que o Hipotalamo seria a Glândula Mestra, o ponto de partida para o funcionamento das outras glândulas do organismo.

2. HIPÓFISE: Também é uma glândula localizada no cerebro, abaixo do Hipotálamo, bem acima do "céu da boca" e que também possui a função de secretar vários hormônios produzidos por homônios produzidos pelo Hipotálamo que irão regular váras outras glândulas do organismo.

3. TIREÓIDE: É uma glândula formada por dois lobos (lobo direito e lobo esquerdo) localizada no pescoço, logo abaixo do "pomo de Adão". É responsável pela secreção dos hormônios Triiodotironina ou T3 e pela secreção do hormônio Tetraiodotironina ou T4, hormônios relacionados a quase todos os mecanismos metabólicos do corpo. Estes dois hormônios são produzidos e secretados a partir do estímulo de um hormônio secretado pela Hipófise, chamado TSH (Hormônio Tireoestimulante).

4. PARATIREÓIDES: São 04 glândulas pequenas localizadas em cima da Tireóide (02 em cima do lobo direito da Tireóide e 02 em cima do lobo esquerdo da Tireóide) responsáveis pela secreção do hormônio Paratormônio, hormônio relacionado ao metabolismo do Cálcio e consequentemente do ossos.

5. SUPRA RENAIS: São 02 glândulas localizadas uma em cima de cada rim com a forma de um "chapéu de bruxa" e responsável pela secreção de 03 hormõnios, o Cortisol ou Cortisona que cintrola várias reações metabólicas, a Adrenalina que contrala dentre outras coisas a frequência cardíaca e a Renina que controla dentre outras coisas a dilatação dos vasos sanguíneos controlando também a pressão arterial.

6. OVÁRIOS e TESTÍCULOS: Os Ovários são 02 glândulas localizadas próximo ao útero responsáveis pela secreção dos hormônios femininos Estrogênio e Progesterona. Ambos hormônios estão envolvidos no ciclo menstrual, no processo de ovulação e também no preparo do útero para receber um possível óvulo fecundado. Os Testículos também é uma glândula dupla localizada dentro do Saco Escrotal responsável pela secreção do hormônio masculino Testosterona.
7. PÂNCREAS: Uma parte do Pâncreas funciona como órgão digestivo enquanto que uma outra porção funciona como glândula, chamado Pâncreas Endócrino. Esta porção glandular do Pâncreas localiza-se na parte superios do abdome, atrás do estômago sendo responsável pela libreação do hormônio Insulina que controla a entrada do açúcar para o interior da célula. É a falta ou deficiência deste hormônio que causa o Diabetes.

Assim, descrevemos as 07 principais glândulas do organismo, sendo que a Tireóide, a Supra Renal, os Ovários e os Testículos funcionam a partir de hormônios secretados pela Hipófise. A Hipófise secreta outros 02 hormõnios importantes, a Prolactina responsável por estimular a produção de leite pelas Mamas e o Hormônio de Crescimento ou GH responsável pelo estímulo do crescimento ósseo em extensão de crianças e adolescentes.
Cada uma das glândulas secreta um determinado tipo de hormônio que irá atuar em algum órgão específico sendo que o excesso de funcionamento ou um deficit de funcionamento de cada uma delas é responsável por várias doenças que serão descritas em postagens específicas.

Desta forma, vimos que a Endocrinologia não se restrige apenas ao tratamento dos Problemas de Peso. Está relacionada ao tratamento de certos distúrbios na concentração de Cálcio do sangue, a alguns problemas ósseos específicos, do Diabetes, de problemas relacionados a puberdade e alterações menstruais além de muitos outros.
Não cabe aqui nesta postagem falar sobre os inúmeros problemas que podem ser causados pela falta, deficiência ou excesso na produção de cada hormônio específico de cada glândula.

O verdadeiro objetivo desta postagem foi mostrar ao leitor a amplitude de ação da Endocrinologia e que o Endocrinologista não deve ser procurado apenas com o objetivo de tratamento da Redução doPeso e sim em muitos outros casos que estejam direta ou indiretamente ligados a alguma alteração hormonal.
Isto faz com que a Endocrinologia se relaciona a muitas outras especialidades médicas devido ao número e variedade de sintomas que a diminuição ou excesso de determinado hormônio pode provocar.
Por exemplo, um sintoma como a adinamia ou sinais de depressão que aparentemente deveria ser tratado por um Médico Psiquiatra ou por um Psicólogo pode, na verdade, estar relacionado a uma deficiência de hormõnio da tireóide e ser tratado por um Endocrinologista. Da mesma forma que a ausência de menstruação que primariamente seria tratado por um médico Ginecologista pode também estar relacionado a falta de produção de hormônios femininos pelo Ovário e deveria ser tratado por um Endocrinologista.

Sei perfeitamente que a Endocrinologia é complexa. Isso explica a falta de conhecimento e as inúmeras dúvidas sobre doenças a ela relacionadas. Esclarece-las é o grande objetivo deste blog e meu enorme desafia com os leitores.

Dúvidas e outros esclarecimentos sobre esta postagem podem ser perguntados no tópico comentários. Deixe sua dúvida e seu e-mail. Terei grande prazer em esclarece-la.

















 


Nenhum comentário:

Postar um comentário