CALCULE SEU IMC

ESPECIALIDADE MÉDICA:

TABELA DE CALORIAS

ARTIGOS MÉDICOS DIVERSOS

sexta-feira, 4 de abril de 2014

OLEO DE CÁRTAMO EMAGRECE?

OLEO DE CÁRTAMO PARA EMAGRECER?

Há todo momento, vejo em Programas de TV, apresentadoras fazendo propaganda do ÓLEO DE CÁRTAMO afirmando que ele possibilita o emagrecimento, e ainda dizem a seguinte frase “ VOCÊ VAI SECAR”. Esta frase é bem tentadora para quem quer perder peso, não é? Porém não funciona bem assim.
O Cártamo é uma planta medicinal que contém alto teor de óleo em suas sementes. A promessa é que ele aumente a massa magra e promova o emagrecimento, acelerando o metabolismo das gorduras, redistribuindo-a.

Porém essa gordura é ACUMULADA no FÍGADO (esteatose intra´hepática), que é PREJUDUCIAL à saúde. A gordura pode até desaparecer da barriga, entretanto o seu Fígado ficará comprometido podendo inclusive levar a Insuficiência Hepática.

Outros efeitos colaterais são distúrbios endócrinos como AUMENTO da Glicose e insulina no sangue e AUMENTO da resistência à Insulina (também conhecido como Pré Diabetes). 

Causa também a redução do HDL Colesterol (bom colesterol) levando a um aumento do colesterol e desencadeando Hipertensão Arterial. Além disso, causa irritação do estômago levando a Gastrite.

O que nenhuma dessas propagandas menciona é que NÃO há nenhuma comprovação científica, nem estudos suficientes sobre a eficácia desse produto, e pior que isso, poderá causar danos à sua saúde.

Ressalto que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enquadra o produto na categoria de “Novos Alimentos ou Ingredientes” com registro obrigatório.

Ainda, segundo a agência, o produto não pode fazer nenhuma alegação de propriedade funcional ou para saúde, como, por exemplo, o auxílio no emagrecimento, por não haver comprovação científica.

Antes de utilizar qualquer um desses produtos oferecidos que tenha ação “milagrosa” é importante consultar um médico.

DÚVIDAS e MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEMA ACIMA PODEM SER OBTIDOS POR www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Postar um comentário