domingo, 15 de junho de 2014

ANEMIA

Define-se ANEMIA como sendo a diminuição do número de Glóbulos Vermelhos no sangue.

Existem vários tipos de Anemia sendo que a mais frequente é a Anemia por falta de ferro, chama de ANEMIA FERROPRIVA. Este tipo específico de Anemia é o tema desta abordagem.

O ferro é uma das matérias primas utilizadas pelo organismo para a produção de glóbulos vermelhos. A diminuição ou falta deste tipo de mineral é responsável pela ocorrência da Anemia Ferropriva.

Tem maior incidência em mulheres e pode ser causada por uma hemorragia (perda aguda de sangue) ou também através de uma perda pequena mas contínua de sangue tal como ocorre em alguns tipos de verminose, nas mulheres que apresentam alto fluxo menstrual ou fluxo menstrual prolongado e também em indíviduos que possuem alguma lesão ao longo do trato gastrointestinal com sangramento crônico.

Os sinais e sintomas da Anemia Ferrorpiva são principalmente a sensação de cansaço, sonolência excessiva, apatia e adinamia e sensação de fraqueza.
Alguns destes sintomas também ocorrem na Depressão sendo necessário fazer a diferenciação.


A certeza no diagnóstico é feita através de alguns simples exames de sangue (como o Hemograma e a dosagem de Ferro).

Além de confirmar a existência da Anemia é necessário também uma investigação sobre a causa da perda de ferro.


O tratamento consiste na reposição dos níveis de ferro além do tratamento da causa da perda excessiva de ferro.

DÚVIDAS e MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEMA PODEM SER OBTIDOS POR ESTE MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger