quarta-feira, 21 de maio de 2014

DIETAS RICAS EM PROTEÍNAS e POBRES EM CARBOIDRATOS

DIETAS RICAS EM PROTEÍNAS e POBRES EM CARBOIDRATOS

As dietas pobres em carboidratos e ricas em proteína têm ganhado popularidade para controlar o peso.
Elas têm vários nomes e variações, dependendo do tipo de proteína, gordura e carboidrato utilizado, e funcionam para a perda de preso em alguns poucos casos.

Porém, alguns estudos recentes apontam que essas dietas são muito prejudiciais à saúde quando realizadas por mais de uma ou duas vezes ou quando realizadas por longos períodos.
Nos casos em que este tipo de dieta funciona, elas promovem uma perda rápida de peso, tendo como benefício, na teoria, diminuir os fatores de risco cardiovasculares.

No entanto, estes benefícios são controversos. Dietas pobres em carboidratos resultam em menor ingestão de fibras e frutas, e em maior ingestão de proteínas de origem animal, colesterol e gorduras saturadas - que podem aumentar as chances de problemas cardiovasculares.

Em 2013, um estudo foi realizado com o objetivo de descobrir qual o efeito dessas dietas na taxa de mortalidade.

A pesquisa acompanhou 270 mil pessoas - dessas, 15.981 (5,9%) morreram no período do estudo, por causas diversas. Os cientistas verificaram que o risco de mortalidade entre indivíduos com dieta baixa em carboidratos foi 31% maior em relação aos que mantinham uma dieta balanceada.


Além disso, ao realizar uma dieta pobre em carboidratos retira-se a principal fonte de energia biológica do indivíduo causando, no interior das células, um desvio da via metabólica original para obtenção desta ENERGIA BIOLÓGICA e afetando a produção de outras substâncias, principalmente os hormônios.

EM RESUMO: Conclui-se que a realização de uma Dieta rica em Proteínas e Pobre em Carboidratos com o objetivo de redução de peso não é aconselhada pelo fato de não haver sucesso em todos os casos, causar aumento dos riscos cardiovasculares e, principalmente por diminuir a produção de energia biológica e dos hormônios sexuais podendo levar a Menopausa Precoce ou a deficiências de Testosterona.

Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger