É importante saber calcular o período fértil. Muheres em idade fértil devem aprender a conhecer o seu ciclo, independente do desejo de engravidar ou não. Caso queira engravidar, a vantagem em aprender a calcular o dia em que ocorre a ovulação, é de suma importância para que as relações sexuais sejam intensificadas durante esse período. Caso não queira engravidar, poderá servir como ferramenta importante para prevenir uma gestação não planejada.
Aprendendo a calcular o período fértil, a mulher estará se conhecendo melhor, além de observar também a ocorrência de irregularidades no seu ciclo, que poderá ser patológica ou não.
Lembre-se que esse cálculo não deve ser utilizado para fazer a TABELINHA, método anticoncepcional muito falho e que não proporciona segurança para prevenção das DST´S.
Durante o ciclo, há um espaço de duas em que a mulher poderá engravidar, que é o chamado período fértil que dura em torno de 5 dias.
É sabido que após o episódio da liberação do óvulo, este só permanecerá viável pelo período de 12-24 horas, aproximadamente. Em contrapartida, os espermatozóides tem um período de vida de aproximadamente 5 dias. A ocorrência da ejaculação de 1 a 2 dias antes da ovulação pode facilitar a gestação.
A ovulação pode ocorrer 14 dias entes do próximo ciclo menstrual. Em um ciclo de 28 dias, por exemplo, caso a menstruação tenha descido no dia 25 de março, a ovulação terá ocorrido no dia 12 de março. Caso a mulher deseje engravidar é importante que haja um aumento das relações sexuais no período fértil, ou seja a partir do dia 07 de março, no caso ilustrado anteriormente.
Para fazer o cálculo de quando será a próxima ovulação é importante que ciclo menstrual seja regular. Ciclos irregulares dificultam esse cálculo.
Há ciclos de 28 a 30 dias, outros menores que 28 ou mais de 30 dias, ciclos muito longos ou curtos, irregulares entre 26 e 32 dias. De acordo com cada ciclo será feito a demonstração do cálculo.
A regularidade do ciclo facilita o cálculo do período fértil. É possível observar no calendário que quando o ciclo é de aproximadamente 1 mês, é habitual a ocorrência da ovulação bem no meio do ciclo, ou seja, 14 a 15 dias após a descida da menstruação.
No caso do calendário acima, temos a descida da menstruação no dia 1º. A ovulação, ocorre 14 dias após, no dia 15. O período fértil compreenderá então aproximadamente do dia 13 ao dia 17. De acordo com o ciclo, a descida da próxima menstruação seria 14 a 15 dias após a ovulação.
É possível realizar o cálculo nesses casos. Vamos imaginar uma mulher com um ciclo regular de 26 dias. Isso indica que a sua próxima menstruação deverá ocorrer no dia 27, aproximadamente.
Sendo a ocorrência da ovulação, em geral, 14 dias antes da próxima menstruação, a ovulação ocorreria por volta do dia 13, no caso do calendário acima. Logo o período fértil seria do dia 11 ao 15 aproximadamente.
O mesmo ocorreria para uma mulher com um ciclo de aproximademente 32 dias. A descida da menstruação seria dia 1º, logo a próxima, considerado 32 dias, seria dia 02/10. Então, nesse caso a ovulação seria dia m torno dia dia 19 e o período fértil compreenderia do dia 17 ao dia 21, conforme exemplificado no calendário ao lado.
Muitas mulheres não possuem um ciclo menstrual bem regulado. Há variações entre 31, 29, 27 dias, fazendo com que a mulher, em cada mês, sofra uma variação do intervalo, para menor ou maior, de um ciclo para outro. Com essa irregularidade, calcular o período fértil não é tão fácil como nos casos acima. Essa imprecisão não proporciona segurança quanto à definição dos dias fertéis e não-fertéis.
É sabido que 95% das muheres, em geral, ovulam 3 dias antes ou 3 dias após a metade do ciclo. No caso de um ciclo de 26 a 32 dias não é prossível prever o tamanho dele, uma vez que é irregular.
Para um ciclo de 26 dias podemos considerar o meio do ciclo com 13 dias, logo a ovulação pode ocorrr entre o 10º e o 16º dia. Caso o ciclo tenha um intervalo mais longo, de 32 dias, considera-se o meio do ciclo com 16 dias, concluindo-se que a ovulação ocorreria entre os dias 13 e 19 do ciclo.
Calculando, seria assim. Durante um período de 6 meses, será anotado em um calendário o primeiro dia de cada menstruação. Será observado o período de menor e maior ciclo.
Suponha que o menor ciclo tenha apresentado 26 dias e o maior 35 dias. Para ciclos de menor intervalo será adotado um valor fixo 18 e para o ciclo de maiorr intervalo será adotado um valor fixo de 18. Então ficará assim:
- Menor ciclo (26 dias): 26-18 = 8
- Maior ciclo (35 dias): 35-11= 24
Isso indica que o seu período fértil (5 dias) poderá ocorrer entre os 8º e 24º dia do ciclo. Veja que não é possível definir uma data aproximada da ovulação. Mas com base e uma observação de um período de 6 meses, é possível calcular o intervalo em que ocorreria o período fértil no próximo mês.
- Ciclo menstrual irregular com duração muito curta ou muito longa
Ciclos muito curtos (< 25) ou muito longos (> 32) podem indicar que a mulher não está ovulando. Quando os ciclos são muito curtos, a proximidade da ovulação e da próxima menstruação são tão pequenas que ainda que ocorresse a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, seria provável que a gestação não desenvolvesse pois o útero ainda não estaria preparado para ocorrer a nidação (fixação do óvulo).
Não há recomendação para que mulheres com ciclos assim realizem o cálculo do seu período fértl. Nesses casos é ideal procurar a ajuda de um especialista pois é possível que nem exista período fértil.
Veja também Ciclo menstrual, hormônios e período fértil
Nenhum comentário:
Postar um comentário