terça-feira, 27 de maio de 2014

INSÔNIA PODE INFLUENCIAR NO AUMENTO DE PESO


INSÔNIA PODE LEVAR AO AUMENTO DO PESO

Nos últimos cem anos, homens e mulheres reduziram a média de sono noturno de mais de nove horas para aproximadamente sete horas.
Este fator pode estar ligado ao crescimento da obesidade. Isto porque o estado de vigília noturna envolve alterações nos níveis de hormônios de regulação da saciedade e da fome, como leptina e grelina, que levam ao aumento do apetite e, consequentemente, à ingestão de alimentos.
Se essa maior ingestão de alimentos não for compensada com o acréscimo de atividade física, o resultado será o ganho de peso. A redução do sono também altera outros hormônios, aumentando os níveis de cortisol.

Além do ganho de peso e a consequente obesidade, há uma alteração do metabolismo da glicose, que pode gerar problemas como o aumento do risco de doenças como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares.
Por isso, dormir oito horas por dia é fundamental para o bem estar, e também para manter um peso adequado e uma boa saúde.

Além dessas questões fisiológicas, pessoas acordadas por mais horas têm mais tempo e mais oportunidade para comer. Frequentemente os petiscos são companheiros dessas horas da madrugada passadas em frente à tela da TV ou do monitor do computador ou na cama com tablets e smartphones nas mãos.

Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo canal de comunicação ou através de  www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger