TABU - EXISTE VÍCIO EM AÇÚCAR?
Primeiro, é preciso definir o que é vício.
Ele é composto por um componente biológico e outro comportamental.
Nossos cérebros são capacitados para encontrar coisas prazerosas, como comer e fazer sexo.
Primeiro, é preciso definir o que é vício.
Ele é composto por um componente biológico e outro comportamental.
Nossos cérebros são capacitados para encontrar coisas prazerosas, como comer e fazer sexo.
Temos um "circuito de recompensa", e qualquer coisa que o estimule é interpretada como algo necessário para a vida, que precisa ser repetido. Porém, muitas coisas que não são necessárias podem estimular este circuito, como o uso de drogas e o consumo de açúcar e alimentos gordurosos - isso pode ocorrer até com alguns comportamentos, como jogos, música e atividades físicas.
O prazer que recebemos vem da liberação de dopamina no cérebro, o que reforça aquele comportamento. Estimular o circuito não garante o vício, apenas significa que aquela atividade tem potencial para ser viciante.
A grande marca do vício é a perda de controle sobre o uso de uma substância (utilizar mais do que deveria, ou aumentar gradualmente seu uso, apesar de saber que é prejudicial). As pessoas viciadas pensam obsessivamente em obter a substância e sofrem sintomas de abstinência quando param de consumí-la.
Se a pessoa tiver uma dieta que não fornece carboidratos suficientes para abastecer seus processos metabólicos e de atividade física diária, ela provavelmente desenvolverá desejos por açúcar.
A melhor solução é comer quantidades adequadas de carboidratos com baixo índice glicêmico (IG), como alimentos integrais, para manter seus níveis de açúcar no sangue estável por longos períodos, e consumir alguns carboidratos de alto IG - como açúcar e doces - quando você precisa de um fornecimento rápido de energia (durante ou após o exercício, por exemplo).
Algumas teorias sugerem que os carboidratos estimulam o sistema nervoso, produzindo um sentimento de felicidade e satisfação. Mas, apesar de muitas pessoas escolherem um bolo de chocolate em vez de uma fruta como sobremesa, isso não significa que elas são viciadas em açúcar.
Após um período de dieta em que não houve a ingestão de alguns tipos de alimentos, tornam-se menos frequentes os ataques de fome voraz - o que, de acordo com a hipótese de vício, deveria ser exatamente o oposto. O típico da dependência de drogas, por exemplo, é que ocorra uma rápida recaída após um período de abstinência.
DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh
Nenhum comentário:
Postar um comentário