quarta-feira, 18 de junho de 2014

CÁLCULO RENAL

O QUE É e O QUE FAZER?

Calculo renal mais conhecida por "pedra no rim" é o acumulo de certos sais minerais ou outras substancia que pode se formar no interior do rim.

Os tipos de cálculos renais mais frequentes são os formados por sais de CALCIO, por sais de MAGNÉSIO, por sais de FOSFATO ou por CRISTAIS DE ÁCIDO ÚRICO.

Ocorre quando existe um excesso de uma destas substancias no organismo e que se depositam a nível dos rins formando verdadeiras pedras.

Os SINAIS e SINTOMAS de um calculo renal quando está localizado ainda no ambiente renal é muito fraco e consiste apenas de dores lombares, na região dos rins mas de intensidade fracas que podem ser confundidas com dores lombares originadas por má postura.

Quando o calculo se movimenta, saem do rim e entram no URETER (órgão que liga os rins à bexiga) o sinais e sintomas tornam-se muito mais dramáticos e se caracterizam por dores fortes na região lombar que se irradia para baixo e para frente em direção aos órgãos genitais.

 A CONFIRMAÇÃO da existência do cálculo é feito por meior de exames de urina, exames radiológicos e principalmente por meio de um ultrassom da região renal que irá mostrar a presença do calculo, a sua localização e principalmente o se diâmetro.

É através da analise do tamanho do calculo que se decide pela melhor forma de tratamento.

Se o calculo tiver um tamanho pequeno, suficiente para passar pela parte mais estreita do ureter, a conduta inicial é a utilização de medicamentos de dilatem o ureter e impulsionem o calculo para baixo.


Caso o ultrassom mostre um calculo com tamanho em que dificilmente ele passara pela parte mais estreita do ureter pode se optar pela retirada endoscópica do calculo ou pela sua implosão (Litotripsia).

DÚVIDAS e MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEMA ACIMA PODEM SER OBTIDAS POR ESTE MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger