O pé, apesar de pequeno, é uma estrutura fundamental para a sua locomoção. O pé é composto de 26 ossos, 33 articulações, 114 ligamentos e 20 músculos que trabalham juntos para manter a constante movimentação. É dividido em tarso, metatarso e falanges, sendo 7 ossos do tarso, 5 do metatarso e 14 falanges (três em cada um dos dedos, com excessão do hálux (dedão) que possui apenas duas). Sua forma arqueada impulsiona o corpo ao andar e facilita a adaptação a diferentes tipos de solo, além de distribuir o peso suportado pelos pés e manter o equilíbrio.
Os pés podem sofrer alterações anatômicas. Uma delas é o Joanete ou Hálux Valgus.
O QUE É JOANETE?
Também chamada popularmente de Joanete, o Hállux Valgus é uma deformidade óssea que acomete o primeiro dedo de pé, caracterizada por um desvio lateral do "dedão" na direção do segundo dedo.
O susgimento do joanete se dá por um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos pés. Se houver progressão do quadro poderá ocorrer do dedo maior empurrar, sobrepor-se ou ficar debaixo dos outros dedos, comprometendo assim a distribuição do peso, podendo trazer prejuízos a outras articulações do corpo.
É a deformidade mais frequente nos pés dos adultos, afetando mais as mulheres do que os homens.
CAUSAS
Pode ser de causa congênita fazendo com que a criança nasça com um desvio lateral da articulação.
Pode também ser causada por genética ou mecânica e está associada com os seguintes fatores de risco
- Pré-existência de doenças reumáticas, como lúpus, gota, artrite reumatóide, dentre outras;
- Enfermidades neurológicas, traumas;
- Hereditário. Estudos apontam que aproximadamente 70% dos pacientes tem pessoas da família com o mesmo problema;
- Pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos, principalmente sapatos de bico fino, altos ou muito apertados. A elevação dos saltos desloca o peso corporal para a frente do pé e o bico fino faz com que ocorra a compressão dos dedos, principalmente do dedão e do dedinho, sendo essa a principal causa do surgimento do joanete.
SINTOMAS
A pessoa poderá ou não apresentar sintomas. São eles:
- Surgimento de uma protuberância (saliência) na base do hálux (dedão do pé);
- Dor, vermelhidão e inchaço em torno do dedão do pé devido inflamação na articulação;
- Alteração anatômica do dedão fazendo com que ele fique virado em direção aos outros dedos, por cima, ou ainda, por baixo;
- Dores nas articulações que se intensificam pela pressão dos calçados.
- Formação de calosidades na região plantar e nos dedos comprometidos;
- O dedo deslocado poderá apresentar rigidez progressiva.
DIAGNÓSTICO
Nem sempre será necessário tratamento. Contudo o diagnóstico poderá ser feito de acordo com os sintomas e exame físico. Poderá ainda ser pedido exames de Raio X.
Com o exame de raio X o médico poderá identificar o grau da lesão bem como prescrever o tratamento adequado.
TRATAMENTO
O tratamento poderá ser com recursos não-cirúrgicos ou cirúrgicos principalmente quando o paciente sofre dores intensas.
Será realizada uma avaliação de cada paciente de acordo com a idade, intensidades e progressão dos sintomas, grau de comprometimento das articulações, estilo de vida, dentre outros, para que seja indicado o tratamento adequado que poderá ser conservador ou cirúrgico.
No tratamento conservador o foco será alívio dos sintomas e estagnar o desvio do dedão. Isso inclui o uso de sapatos macios e folgados, eliminar saltos altos ou fazer uso de sapatos sem salto. O uso de órteses corretivas também poderá ser indicado. Nesse caso poderá ser prescrito medicação para analgesia e anti-inflamatórios. Fazer uso de gelo local também ajudará aliviar a dor e diminuir a inflamação.
Em casos mais graves, será indicado o tratamento cirúrgico. Esse tratamento conta com 100 técnicas cirúrgicas diferentes para realizar a correção da deformidade causada pelo joanete, de acordo com a progressão da doença.
Cirurgia percutânea
É uma técnica onde são feitos pequenos orifícios com pequenas brocas para corrigir as deformidades. Geralmente, é realizada anestesia local, na altura do tornozelo. Isso faz com que em poucas horas o paciente possa receber alta.
Após essa cirurgia o paciente terá o pé enfaixado e fará uso de um calçado ortopédico, conforme orientação do cirurgião.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitas vezes, o joanete não requer tratamento, contudo um especialista deverá ser consultado em caso de
- Dor no pé ou no dedão;
- Dificuldade para movimentar o dedão;
- Calo visível do dedão;
Outras dicas importantes
- Calçados utilizados por vários consecutivos fazem com que o pé sofra atrito sempre nos mesmos lugares.
- Para fortalecer os dedos e articulações dos pés, se possível ande descalço na areia;
Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghelofh
Nenhum comentário:
Postar um comentário