sábado, 19 de julho de 2014

ENDOCRINOLOGIA: O QUE TRATA?

A Endocrinologia possui um campo muito amplo visto que as funções do corpo humano são, quase todas, reguladas por hormônios. Se esses hormônios sofrerem alterações, desencadeará doenças que podem comprometer todo o organismo.

Foram realizadas pesquisas onde foram observados que até mesmo o coração e o cerébro secretam hormônios. Logo a Endocrinologia trata praticamente de quase todo o organismo, pois ela trata de todos os órgãos secretores de hormônios.

Veja a seguir o que um Endocrinologista pode fazer pela sua saúde:

Doenças da Tireóide: Estão inclusos o Hipertireoidismo (elevação dos hormônios), o Hipotireoidismo (produção deficiente dos hormônios), os nódulos da tireóide e o bócio (crescimento excessivo da tireóide), nervosismo, emagrecimento acentuado.

Osteoporose: é uma doença endócrina. Se a pessoa apresenta fraturas com frequência, dores nos ossos, pode estar sendo acometido de um enfraquecimento ósseo.

Diabetes: manter a concentração correta do açúcar no sangue ajudará a prevenir  complicações do diabetes, como a retinopatia diabética, neuropatia diabética, dentre outras. Se o Diabetes não for tratado de maneira adequada poderá ocorrer danos irreversíveis ao organismo como cegueira, problemas renais graves que levarão à hemodiálise, dentre outros.

Dislipidemia (Colesterol): o aumento dos níveis de gordura no sangue, principalmente o LDL, está relacionado ao Infarto Agudo do Miocárdio, à Aterosclerose, além de expor a pessoa à riscos de derrames cerebrais (AVC), dentre outras doenças. Pode ser tratado também pelo Cardiologista, porém a Dislipidemia pode estar associada ao Diabetes, excesso de peso, maus hábitos alimentares, hipotireoidismo. Nesse caso, o tratamento deverá ser feito pelo Endocrinologista por possuir uma abordagem mais adequada.

Obesidade: para tratar a obesidade/aumento de peso é necessário descobrir a causa principal. Um tratamento adequado, orientado por um especialista, além de devolver a auto estima contribuirá, principalmente, para a profilaxia de uma série de complicações cardiovasculares, ortopédicas bem como endócrinas.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): geralmente acompanhada de excesso de hormônios masculinos (aumento de pêlos e acne), irregularidade menstrual. 

Excesso de Pêlos: Também chamado de HIRSUTISMO. O aparecimento de pêlos na face das mulheres, como também o aparecimento de acne podem estar associados com a produção excessiva de hormônios masculinos.

Crescimento: o crescimento deficiente ou excessivo em uma criança, poderá estar relacionado à uma deficiência hormonal, como por exemplo, o hormônio do crescimento.

Distúrbios da Menstruação: Problemas hormonais também estão associados à falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês. Uma aborgadem adequada refletirá em um tratamento eficiente.

Doenças da Hipófise: distúrbios da visão, dores de cabeça, presença de leite nas mamas fora da lactação (amamentação), dentre outros sinais, podem sugerir um tumor na hipófise. Outro distúrbio é a Acromegalia.


Andropausa: durante o envelhicimento masculino, os hormônios masculinos podem sofrer uma queda, ocasionado cansaço, força muscular reduzida e disfunção sexual.

Outras doenças relacionadas à Endocrinologia: doenças de outras glândulas endócrinas como das supra-renais (síndrome de Cushing, feocromocitoma, insuficiência adrenal), doenças das paratireóides (hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo. Outras como Menopausa e Hipertensão.

O médico Endocrinologista também pode atuar como Clínico-Geral e se necessário for, encaminhará o paciente à um especialista.

DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO MEIO DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh


Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger