A maioria das pessoas já conhecem os efeitos da Cortisona sobre o peso. Entretanto, a Cortisona não é o único medicamento que leva a aumento de peso.
Abaixo descrevo alguns medicamentos de uso corriqueiro e que podem levar não só a um aumento do peso mas também a um aumento da fome e ingestão de alimentos e a um aumento da ingestão de doces.
São eles:
- ANTIDEPRESSIVOS: Por apresentarem um mecanismo de atuação que envolve os chamados neurotransmissores podem levar a um aumento da fome e consequente aumento de peso. Alguns antidepressivos podem levar também a um aumento da ingestão por doces como o Tryptanol e o Amytril.
- ANTIEPILÉPTICOS: Também por interferir com a liberação de neurotransmissores podem levar a um aumento da ingestão por doces. O medicamento deste grupo mais conhecido é o Tegretol.
- ANTICONCEPCIONAIS ORAIS: Todos os contraceptivos orais possuem em sua formulação uma certa quantidade do hormônio feminino estrogênio que além de levar a um aumento de peso determina também uma grande retenção de líquido.
- CORTICOSTERÓIDES: Possuem um grande efeito antiinflamatório e são muito usados em doenças inflamatórias crônicas como as Doenças Reumáticas. Entretanto, levam a um aumento de peso significativo além de uma grande retenção de líquido. É considerado o grande vilão do aumento de peso dentre os medicamentos. Estudos médicos mostraram que pessoas que fazem uso de altas doses de corticosteroides pode apresentar um aumento de peso de até 20 kg em um ano. O principal representante desta classe de medicamentos é a Prednisona e o Meticortem.
DÚVIDAS e MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEMA ACIMA PODEM SER OBTIDOS ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh
Nenhum comentário:
Postar um comentário