A Mitomania é um transtorno de personalidade em que a pessoa apresenta uma tendência mórbida para a mentira.
Diferentemente do Transtorno
de Munchausen, onde o paciente mente para obter uma condição de doente,
na Mitomania, geralmente, o ato de contar mentiras seria para mais por
motivos psicológicos relacionados à auto-estima baixa, depressão do que
para conseguir alguma vantagem ou esquivar-se de punição.
INCIDÊNCIA
Não existe dados que sejam confiáveis para definir a prevalência e a incidência na população.
CAUSAS
A Mitomania tem uma origem complexa. Não há somente uma causa mas sim, um conjunto de fatores que levam a pessoa à esse quadro. Geralmente fatores pessoais ligados aos traços de personalidade e fatores ambientais que estão relacionados à acontecimentos estressantes ao longo da vida, convívio familiar conturbado dentre outros.
A auto-estima baixa e frustrações vivenciadas podem ser também um fator desencadeante para que a pessoa desenvolva tal transtorno.
Existem poucos estudos relacionados sobre a Mitomania, que poderia ser considerada mais como um comportamento do que como uma síndrome ou transtorno.
SINAIS e SINTOMAS
Por apresentar uma realidade forjada e irreal a pessoa poderá apresentar insegurança.É possível apresentar também autoconfiança insuficiente, tendência à confusão mental e dificuldade para tomar decisões. Pode ocorrer ainda, sentimento de remorso após a mentira.
DIAGNÓSTICO
Para que seja possível perceber que a pessoa é portador de Mitomania, é necessário conhece-la bem pois quando ela mente, ocorre também uma riqueza em detalhes e convicção. Algumas relatam acontecimentos que muitas vezes são incompatíveis com a sua realidade. Outro ponto importante é que essas histórias não podem ter confirmação por outras pessoas uma vez que são mentiras. O mitomaníaco, se for confrontado, poderá mudar o discurso.
O médico deverá avaliar o paciente minunciosamente como também fazer junto à família uma anamnese (entrevista) sobre ele para que o diagnóstico seja preciso.
TRATAMENTO
O tratamento indicado é acompanhamento psicológico. Se esse quadro for acompanhado de depressão, ansiedade ou outro transtorno, será também indicado tratamento medicamentoso conforme avaliação do médico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ato de mentir patologicamente pode transformar-se em hábito fazendo com que a pessoa não venha mais discernir o seu comportamento. Pode ocorrer da pessoa confundir-se a ponto de não saber o que é verdade ou o que é mentira.
Em alguns casos, após contar a mentira, a pessoa poderá apresentar remorso e isso contribuirá para que ele possa reconhecer a necessidade de ajuda.
A Mitomania, sem dúvidas, traz prejuízos à pessoa e pode também trazer para as pessoas que convivem à sua volta.
A Mitomania pode ter cura mas é necessário que o tratamento seja realizado conforme orientação do médico, rigorosamente.
Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário