quinta-feira, 7 de agosto de 2014

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O QUE É?

É um exame simples e não invasivo que consegue obter imagens de alta definição de todos os órgãos do corpo humano. O método se utiliza de um grande campo magnético para adquirir fotos das regiões de interesse.

QUAIS SUAS INDICAÇÕES?

A ressonância magnética tem múltiplas aplicações na saúde, sendo útil para a maioria das especialidades médicas, incluindo as que se ocupam do sistema nervoso central, do sistema musculoesquelético, do coração, das regiões pélvica e abdominal e do sistema vascular.

COMO É FEITA?

Após a pessoa ser adequadamente posicionada na mesa de exame, uma bobina de ressonância magnética é colocada em volta ou ao lado do local de interesse para amplificar o sinal e resultar em uma imagem de maior qualidade. Em seguida, a mesa desliza até o interior do equipamento, no qual existe uma espécie de ímã gigante que, por meio de ondas de radiofrequência, permite a obtenção das imagens num período, em médica, de 20 minutos.
Durante esse período, um sistema de comunicação entre o aparelho e o console de operação possibilita um total acompanhamento do indivíduo pelo médico e pelo assistente que executam a ressonância. De qualquer modo, a pessoa fica de posse de uma campainha para esclarecer qualquer dúvida ou interromper o exame a qualquer momento. O procedimento não causa dor nem desconforto, embora seja menos tolerado por claustrofóbicos, que, assim, podem receber indicação de realizá-lo com sedação. Em algumas circunstâncias, há necessidade de contraste, não iodado, aplicado pela veia para realçar as possíveis alterações encontradas.

DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO MEIO DE COMUNICAÇÃO OU ATRAVÉS DE www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger