A Balanite é a inflamação da mucosa que reveste a glande (cabeça do pênis).Se essa inflamação se estender para a face interna do prepúcio é chamada de Balanopostite.
CAUSAS
A causa mais frequente da doença é uma higiene ineficaz dos genitais o que ocasionará a formação de esmegma (secreção branca composta pela descamação de células mortas da pele, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis e infectada por micro-organismos - fungos, bactérias e vírus - que se acumulam sob o prepúcio.
Pode ser também causada por infecção bacteriana, alergias, gonorréia, herpes simples, candidíase, síndrome de Reiter, sífilis, escabiose, dentre outras.
Pode ser causada ainda por contato com produtos de higiene ou pomadas. Alguns tipos de tecidos também podem causar irritação e alergia.
FATORES PREDIPONENTES
- Umidade, pois contribui para proliferação dos microorganismos entre o prepúcio e a glande;
- Ausência de higienização adequada, lavagem excessiva com produtos irritantes, bem como não secar a região após o banho;
- Parceira sexual portadora de candídiase ativa;
- Gel lubrificante, pomadas e medicamentos;
- Traumas durante o ato sexual;
- Obesidade;
- Diabetes: se não estiver controlado e houver glicosúria (açúcar na urina), após a micção, gotas de urina com açúcar podem ficar abaixo da pele que recobre a glande (prepúcio) e estimular a multiplicação de microorganismos;
- Homens portadores de fimose estão vulneráveis à doença.
SINTOMAS
- Vermelhidão e inchaço da glande;
- Presença de secreção transparente ou esbranquiçada com/sem odor desagradável;
- Coceira, desconforto, ardência, dor;
- Edema (inchaço) do prepúcio podendo dificultar a exposição da glande;
- Erupção vermelha ou rósea na glande com aspecto liso ou pontilhado ou ainda em placas. Pode ocorrer descamação;
- Inflamações repetidas e/ou crônicas, ao longo de muitos anos, podem predispor ao surgimento de ulcerações malignas na glande.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico será baseado nos sintomas e na aparência das lesões. Deverá ser solicitado exames laboratoriais para que seja determinado o agente causador da infecção.
Em caso de suspeitas malignas poderá ser pedido uma biópsia.
TRATAMENTO
O médico prescreverá o tratamento para a Balanite/Balanopostite de acordo com agente causador identificado nos exames laboratoriais. Em caso de infecções o tratamento deverá ser estendido ao parceiro.
A cirurgia de fimose poderá ser recomendada quando ocorrer o estreitamento do prepúcio que impede a glande de ser exposta. Esse estreitamento faz com que haja dificuldade para realizar a higiene adequada, causando a aglomeração de microorganismos.
Se for o problema estiver relacionado ao Diabetes descompensado, deverá ser feita a reversão do quadro de acordo com a orientação médica.
Quando detectado a causa por substâncias irritantes, será preciso identifica-la para então evitar o seu uso. Poderá ser prescrito antialérgicos confome critério médico.
PREVENÇÃO
- Na hora do banho, deverá ser realizado a higiene do pênis, retirando todo o esmegma;
- Não fazer uso de roupas ínntimas muito justas;
- Evitar ficar muito tempo com a sunga molhada;
- Evite peças de tecido sintético para prevenir a alergia;
- Lavar muito bem o pênis após o ato sexual.
Dúvidas podem ser esclarecidas por esse mesmo meio de comunicação ou através de www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh
Nenhum comentário:
Postar um comentário