segunda-feira, 28 de julho de 2014

OBESIDADE: COMO DEFINIR O PESO IDEAL?

Existem inúmeras formas de calcular o chamado Peso Ideal de um indivíduo. Pode ser através de tabelas pré feitas, fórmulas na qual são utilizadas como parâmetro principal a altura ou a massa óssea (que pode ser calculada através da medida do punho em centímetros) e dentre outras.

Clinicamente, ou em termos médicos, é aceito como a melhor forma de cálculo do peso ideal o IMC, onde indivíduos com um IMC menor que 24,9 estariam com peso dentro da normalidade e indivíduos com IMC acima de 25,0 estariam classificados nos diversos tipos de Obesidade.

Atualmente existem inúmeros sites na internet onde você pode calcular seu IMC de forma absolutamente simples, contudo recomendo o site da Abeso - Associação Brasileira de Estudos para Obesidade http://www.abeso.org.br/imc/calcule-seu-imc.shtml, em que basta colocar seu peso em kg e sua altura em mts no ícone específico para se obter seu IMC.

Entretanto, conforme mencionado no artigo "Obesidade: O que é?", o IMC é falho assim como qualquer outra forma de cálculo do Peso Ideal. Além disso, grande parte das pessoas que estão preocupadas com seu peso não são necessariamente obesas. Grande parte delas poderiam ser classificadas como SOBREPESO ou mesmo possuem peso considerado normal quando se leva em conta apenas o seu IMC ,mas tais pessoas se consideram "obesas" ou "fora do peso" pelo simples fato de, esteticamente não se sentirem bem.

Partindo do princípio que o conceito de Beleza Estética ou "sentir-se bem" é um conceito totalmente subjetivo e individual para cada pessoa seria, para ela, um contrasenso impor-lhe um peso baseado única e exclusivamente no IMC.

Por este motivo, oriento que seja adotado dois parâmetros para se determinar qual seria o Peso Ideal:  o IMC associado à sua imagem, sua satisfação. No momento que uma determinada pessoa aceita sua auto-imagem como ideal (ou boa) e estando seu IMC dentro ou muito próximos de seus parâmetros normais pode-se dizer que o peso desta pessoa é o ideal.

Por outro lado, mesmo que o IMC de uma determinada pessoa esteja dentro dos valores considerados nos limites superiores das normalidade, mas esta pessoa não aceita sua imagem corporal como adequada, ela estaria fora do peso.

Resumindo, para saber se você se encontra dentro do seu Peso Ideal, calcule seu IMC e olhe seu rosto, pescoço e tronco no espelho e avalie sua imagem. No momento em que você estiver diante de um espelho e achar que está bem, tenha certeza que você estará no seu peso ideal.
É importante ressaltar  que não se deve tomar como base para o peso ideal sua imagem corporal por inteira pois existem gorduras que não são parâmetros para a determinação do peso ideal, caso da Gordura Localizada que muitos a abominam e detestam mas infelizmente elas não são totalmente eliminadas pelo simples fato do indivíduo estar ou não em seu peso ideal.

Uma pessoa pode achar que seu rosto, seu pescoço e seu troco estão perfeitos mas um pequeno acumulo de Gordura Localizada poderá induzir esta pessoa ao erro, achando que ainda não se encontra em seu peso ideal.

É preciso ter em mente o seguinte:  a base para o peso ideal não contabiliza a existência ou não da Gordura Localizada em qualquer quantidade

A Gordura Localizada ou mesmo a Celulite são esteticamente incômodas, mas sua existência não faz parte do conceito leigo e muito menos do conceito médico de Peso Ideal. Este "incômodo" deve e pode ser retirado mas não com uma reduçao de peso.

É imprescíndivel alertar para uma grave situação que vem se tornando cada vez mais frequente, principalmente entre mulheres adolescentes e mulheres jovens: a industria da Moda estipula parâmetros de peso ideal totalmente fora da realidade. A grande maioria da mulheres somente são aceitas como Modelos quando possuem um peso correspondente a um IMC inferior a 18,0. E da mesma forma que o peso excessivo pode desencadear várias doenças como também a morte, o baixo peso extremo também pode levar às mesmas complicações.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHDleadvOvaLfPARkH56rAQLPOl5O0cH4H2Owq2K_IQUnQYNhY9C4zMvWx3t231iVt3HRQPS_sPNIPxLl74-Mm6Q-EiNkWQf8cMqzQY8HXx50951AK9AwZRg824jwFMjQmMrRQne7iD_E/s1600/gula.jpgEstes parãmetros impostos pela indústria da Moda são irreais e tentam atingir as pessoas, utilizando-se de formas e tratamentos não adequados, expondo o indivíduo à graves problemas de saúde ou até mesmo a morte de muitas jovens.

É aconselhado às adolescentes, mulheres e homens que:

Seja esquecido os parãmetros da moda assim como as modelos! Despreze as imposições das revistas de moda e os books de fotos que hoje aceitam recursos tecnológicos capazes de transformar a foto de uma melância numa maçã!

O QUE REALMENTE IMPORTA É QUE A PESSOA SINTA-SE BEM, COM SI PRÓPRIA.

DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS POR ESSE MESMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E/OU ATRAVÉS DE  stacasa.meneghello@hotmail.com e/ou www.facebook.com/drnelsonmeneghellofh.

Nenhum comentário:

Translate

Powered By Blogger